Nos domingos e nas quartas-feiras, meu lado "menininho"de aflora e não consigo pensar muitas coisas além do futebol.
Ontem, depois das "maravilhosas" partidas dos clubes brasileiros e gaúchos (bairrista? Nhááá ) pela Copa Libertadores da América, comecei a chegar a algumas conclusões que até fazem sentidos.
- BRASIL DEIXOU DE SER O PAÍS DO FUTEBOL HÁ MUITO TEMPO: Ontem, depois de já ter sido declarada a eliminação do Internacional, Grêmio e Cruzeiro, eu comecei a me lembrar do desempenho da Seleção Brasileira, deste 2002. O tal "País do Futebol" tem passado vergonha atrás de vergonha, com um futebol medíocre composto de atletas despreocupados, vide os últimos resultados em Copas do Mundo (5º em 2006 e 6º em 2010). Se fossemos, de fato, o país do futebol, o mínimo esperado era um segundo lugar, ou estou exagerando. Se fossemos o país de futebol, o melhor jogador do Brasileirão não seria um ARGENTINO (!!!!), como foi em 2010, quando o pequenino Conga levou o prêmio. Se fossemos realmente o país de futebol, os clubes não estariam apostando em jogadores estrangeiros para garantir os sucessos das temporadas como o próprio Conga, Valdívia, Montillo, Escudero, D'Alessandro, Guiñazu, Bollati, Cavenaghi e assim por diante. E exportando tantos jogadores para o exterior, como o saudoso Mestre Jonas (que fez tanta falta ontem, mas isso eu falarei mais além). Acho que está na hora de deixar a humildade falar e perceber que, o Brasil não é mais o país do futebol.
- ONDE ESTÁ A TORCIDA DE DUPLA GRENAL?! Se tem coisa que me irrita é anti-gremista e anti-colorado! E ontem, teve mais isso do que qualquer outra coisa. E acho que isso está diminuindo a grandeza da Dupla. Seu Petry já diziam “O Grêmio é grande graças à grandeza do Inter. E vice-versa” . Somos de um estado onde seus dois maiores clubes são Bicampeões da América e Campeões do Mundo!!! Que outro estado no pais tem este curriculo? Mas, não. As pessoas andam preferindo comemorar a desgraça do "co-irmão" do que as suas glórias. A rivalidade é boa? É. E a da dupla anda cada vez mais pacífica, o que é MUITO bom, mas não podemos esquecer que somos torcedores e não "anti" algum clube. Ontem as 21h30 e as 23h45 eu cheguei a conclusão que temos colônios uruguaias e chilenas no Rio Grande do Sul. Só pode! É a única explicação cabível para tanta comemoração. Colorados, sejam colorados, sejam torcedores, sejam apaixonados pelo Internacional, cobrem da sua direção que seu time seja cada vez mais gigante. Gremistas, sejam gremistas, sejam torcedores, sejam amantes do Grêmio, sejam imortais, exijam uma direção responsável e gremista. Torcedores, sejam torcedores. E "Antis".... lamentável!
- SOLIDARIEDADE BRASILEIRA. CAIU UM, CAIU DOIS, CAIU TRÊS, CAIU QUATRO!: Eu achei incrível o que aconteceu ontem a noite, Internacional, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro, eliminados na mesma noite da Libertadores da América. É a prova de que não somos mais o pais do futebol. Deste 2005, o Brasil tem no mínimo um representante da final da Libertadores, (em 2005 e 2006 a final foi 100% brasileira). 2005: São Paulo x Atlético-PR; 2006: Internacional x São Paulo; 2007: Grêmio; 2008: Fluminense; 2009: Cruzeiro e 2010: Internacional. Destes, não há nenhum para repetir a façanha em 2011, pelo contrário, os quatro últimos foram solidariamente eliminados ontem. Prováveis razões? Na minha humildade idéia de futebol: Cruzeiro, por se achar o tal em ter a melhor campanha da primeira fase, jogando em casa, podendo perder de 1x0, esqueceu da máxima, "não existe jogo jogado'. Internacional pertence a esta mesma classe de culpa, entreou em campo com um "América TRI vermelha" e saiu com um "TRI vermelha de VERGONHA", com o mesmo espírito "já ganhei" do Cruzeiro, o colorado esqueceu que precisava jogar também, para que pudesse avançar para a próxima fase. Fluminense segui a tradição, "campeão brasileiro não ganha libertadores no ano seguinte", podendo perder de 1x0, conseguiram se superar e deixaram os paraguaios jogar. No final, 3x0 para eles e a tradição cada vez mais forte. O Grêmio... aaaah o Grêmio.
- IMORTALIDADE? "MOIÓ, FAIÓ": Eu nunca vi falaram tanto da "Imortalidade Tricolor" do que em 2011!! E falado por pessoas que não fazem a mínima idéia do que é isso. Certa vez, eu vi um tweet do jornalista Luciano Calheiros, muito interessante: "Um bom começo pra tentar recuperar o bom futebol de 2010 seria os jogadorers deixarem essa história de #imortal para os torcedores. Agora é preciso agir como MORTAL. E como tal, reconhecer os erros e trabalhar, pq há potencial para melhorar." E isso resume tudo. Não dá para acreditar que tudo será como 26/11/2005! Ainda mais, quando não temos um Anderson no ataque!! Não dá para jogar baseando-se só na "imortalidade", enquanto tiver Gilson na lateral e metade do time titular no DM. Não dá para se agarrar em façanhas, quando não se se tem peças de reposições. Não dá para querer títulos enquanto acharem que a política interna do clube é mais importante e disputa de egos se sobressaem. Não dá para querer estádio de primeiro mundo, enquanto tivermos títulos de "várzea". ALGUÉM LIGA O DESPERTADOR DA DIREÇÃO GREMISTA POR FAVOR?!?!? Ontem, eu olhei para meu pai e disse: "Não achei que iria dizer isso, mas que falta que faz o Jonas". E ele ainda completo: "E o André Lima!". Nem a tal "estrela" do Renato Portaluppi conseguirá suportar a sonolência que tem tomado conta da Azenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário